COMO ELABORAR UM COMUNICADO PARA O SEU CONDOMÍNIO?

De modo geral, os comunicados de condomínio sempre devem ser expostos em locais de grande circulação, como elevadores, áreas comuns, portaria. É importante fixá-los na altura dos olhos, para garantir que os moradores sempre os vejam. Mas é claro que podem haver particularidades.

Um comunicado sobre a coleta seletiva do condomínio, por exemplo, é algo que deve ser fixado em lugares por onde os moradores sempre passam, como elevadores, portaria e murais de avisos, a fim de desenvolver boas práticas e responsabilidade social.

Já uma comunicação para cobrança de quotas de condomínio em atraso é algo de extrema urgência, que além dos locais habituais, também podem ser colocados na caixa de correspondência e até mesmo enviados por e-mail ou WhatsApp.

CONFIRA A ESTRUTURA QUE RECOMENDAMOS:

De inicio, é importante evidenciarmos que os comunicados devem ser feitos em folha de papel A4.

No entanto, o mais importante é que contenha os dados referentes a administradora do condomínio e/ou síndico. Como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;

Dessa forma, caso algum morador tenha alguma dúvida, já sabe como entrar em contato.

Em seguida, é importante sempre colocar a data, para que os condôminos saibam de quando é aquele comunicado, e então a mensagem — sobre a qual falaremos com mais detalhes na próxima dica — fechando com o nome e assinatura do responsável pelo documento.

 

Quando houver mais de um assunto, divida em tópicos para facilitar o entendimento e tome muito cuidado com os erros de digitação, pois isso demonstra desleixo e tira um pouco da credibilidade do material.

Por fim, revise o conteúdo e certifique-se de que o texto seja de fácil entendimento e não esteja dando margem para múltiplas interpretações.